Mobilidade Estudantil

O Programa de Mobilidade Estudantil permite que estudantes regularmente matriculados na UNIVASF cursem disciplinas em outras instituições federais de ensino (IFES), e também que alunos de outras IFES cursem disciplinas na UNIVASF. O programa te duração máxima de dois semestres letivos, consecutivos ou não.

A regulamentação do programa, assim como todos os prazos e etapas envolvidas no processo de mobilidade constam na Resolução CONUNI Nº 07/2008. Essas informações também podem ser encontradas no Manual do Estudante.

Um convênio assinado entre a ANDIFES e o Banco Santander disponibiliza 05 bolsas anuais para estudantes que tenham interesse em participar do programa de mobilidade estudantil.  O valor  de cada bolsa é de R$ 2.500,00,  a ser  pago em cinco parcelas de R$ 500,00 durante o período que o graduando estiver em mobilidade. O pagamento será repassado ao discente até o quinto dia útil de cada mês. Os interessados em participar do programa deverão procurar a Coordenação de Projetos Especiais Graduação.

Para saber mais a respeito, acesse os documentos:

Convênio ANDIFES-Santander

Perguntas mais frequentes

Pré-requisitos para os candidatos à mobilidade estudantil:

  • Ter integralizado todas as disciplinas do primeiro ano (ou dos dois primeiros semestres) do curso em que está matriculado na instituição de origem (UNIVASF ou outra IFES), com no máximo uma reprovação em cada período letivo
  • Observar os prazos e as etapas relacionadas abaixo.

Procedimentos para alunos da UNIVASF que desejam cursar disciplinas em outras IFES:

  • Preencher “Requerimento para Inscrição no Programa de Mobilidade Estudantil”, disponível como anexo da Resolução Nº07/2008.
  • Anexar ao Requerimento os seguintes documentos: (1) ofício ao Coordenador de Projetos Especiais de Graduação com a justificativa do pedido; (2) histórico escolar completo; (3) ementas e conteúdos programáticos das disciplinas que pretende cursar.
  • Entregar o Requerimento e os documentos no Setor de Protocolo da Pró-Reitoria de Ensino da UNIVASF até 30 dias antes do encerramento do prazo estabelecido pela instituição de destino para matrícula de alunos externos.

Procedimentos para alunos de outras IFES que desejam cursar disciplinas na UNIVASF:

  • As vagas disponíveis para o programa de mobilidade em cada semestre letivo serão divulgadas pelos colegiados dos cursos;
  • O Plano de Atividades Acadêmicas Curriculares deverá ter sido aprovado pelo colegiado do curso na instituição de origem do estudante.
  • A solicitação deverá ser enviada para a Pró-Reitoria de Ensino da UNIVASF com uma antecedência de pelo menos 60 dias em relação à data de início das matrículas no semestre letivo que o aluno deseja cursar.